Rádio Cantareira Notícias Governo de São Paulo decide mudar nome de futura estação de metrô Paulo Freire para Fernão Dias

Governo de São Paulo decide mudar nome de futura estação de metrô Paulo Freire para Fernão Dias



O Metrô de São Paulo decidiu alterar o nome da futura estação Paulo Freire para Fernão Dias. A estação fará parte da linha 2-Verde do metrô e ficará localizada na rua Paulo Freire, próxima ao córrego Cabuçu, na divisa entre São Paulo e Guarulhos. A decisão ocorreu em janeiro, após Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumir o governo.

Em nota, o Metrô afirmou que a mudança aconteceu após a realização de uma pesquisa de opinião feita com moradores de regiões próximas à futura estação. Realizada no final de 2022, a pesquisa apontou, segundo o Metrô, que o nome Fernão Dias teve 57% das preferências, contra 29% do nome Paulo Freire e 14% de Parque Novo Mundo.

Durante todo o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tinha como ministro o atual governador de São Paulo, o nome do educador Paulo Freire foi alvo de ataques, tanto pelo próprio ex-presidente, quanto por seus apoiadores. Em diversas ocasiões, Bolsonaro se referiu a Freire como “energúmeno”, criticando o seu método de ensino.

O professor guarani Vera Popyguá criticou a mudança no nome e disse que nomear a estação de Fernão Dias é pisar no sofrimento dos povos indígenas. “É como se tivesse homenageando um assassino. A mudança é muito dolorosa para a nossa história. É um sofrimento e lamentamos muito termos um governador que não respeita os indígenas. Os bandeirantes foram cruéis com os povos indígenas, eles chegavam em nossos territórios armados, sequestravam, estupravam e matavam homens, mulheres, crianças e idosos. Além disso, desmatavam as nossas florestas. Trocar o nome da estação é pisar no nosso sofrimento de forma desonesta”, disse o educador indígena.

Em 2012, Paulo Freire (1921-1997) foi declarado patrono da educação brasileira. Na sua obra mais conhecida, “A Pedagogia do Oprimido”, Freire propõe um modelo de ensino baseado na educação dialógica, que tem como base a participação dos educandos nos processos de aprendizado, por meio da reflexão crítica sobre o meio em que vivem. Ele é reconhecido como um dos intelectuais mais importantes da história do pensamento sobre Educação, tendo recebido dezenas de títulos de doutor honoris causa em universidades da Europa, do Brasil e dos Estados Unidos.

Fernão Dias (1608-1681), que dará nome à futura estação, foi um bandeirante paulista. Ele foi um dos responsáveis pelas expedições ocorridas no interior do Brasil, nos séculos XVI e XVII, que buscavam metais preciosos e promoviam a escravização da população indígena. Ele ficou conhecido como “Caçador de Esmeraldas”.

A Central de Notícias da Rádio CANTAREIRA é uma iniciativa do Projeto Desconstruindo Amélias. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

ASSISTA: NOTICIA-Governo de São Paulo decide mudar nome de futura estação de metrô Paulo Freire para Fernão Dias_cantareira

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *