Rádio Cantareira Notícias SITUAÇÃO DOS POVOS ORIGINARIOS EM SÃO PAULO

SITUAÇÃO DOS POVOS ORIGINARIOS EM SÃO PAULO



SITUAÇÃO DOS POVOS ORIGINARIOS EM SÃO PAULO

Lidiane Damasceno, Krenak do Museu Histórico Indígena Vanuíre fala do abandono que os indígenas sofrem.

Diante a atrocidade que os povos originários foram submetidos no Brasil e principalmente na Amazônia a Cantareira convida a uma reflexão.

Os Guaianás aos Pankararés, ocupam hoje as periferias e as cidades ao redor da capital.

Cerca de 6.963 índios Mby’a, Tupi Guarani, Kaingang, Krenak e Terena que habitam terras indígenas estão localizadas na faixa litorânea, no Vale do Ribeira, no oeste do Estado de São Paulo.

Na região metropolitana de São Paulo os Guarani, Mby ́a e Tupi, formam a maior população do Estado vivendo em terras indígenas.

A rádio Cantareira ouviu Lidiane Damasceno, Krenak do Museu Histórico Indígena Vanuíre fala do abandono que os indígenas sofrem:

“Não está tão igualado, mas é está meio que a gente ainda está sofrendo algumas consequências sabe? Abandono, o descaso,a falta de orçamento né?

Na SESAI que é a de saúde indígena. Está bem precário mesmo. A maior dificuldade que a gente tem é que precisa-se de medicamentos e a SESAI por receber um limite de orçamento muito baixo pra atender várias outras aldeias, trinta e seis aldeias que ela tem que atender, ela não consegue atender devido a demanda de orçamento, né? Porque muita das vezes precisa fazer uma cirurgia, comprar um aparelho, remédios, né? Aí quando você pede ajuda lá, né? Na eles dizem que não tem orçamento.”

ASSISTA AO VÍDEO DA NOTÍCIA: SITUAÇÃO DOS POVOS ORIGINARIOS EM SÃO PAULO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *