Rádio Cantareira Notícias Claudinho Silva é o novo Ouvidor das Polícias de São Paulo

Claudinho Silva é o novo Ouvidor das Polícias de São Paulo



Claudinho Silva é o novo Ouvidor das Polícias de São Paulo

Novo Ouvidor da Polícia de São Paulo fala sobre as perspectivas da sua gestão

Por Diane Costa

Nomeado no dia 24 de dezembro de 2022, Cláudio Aparecido Silva foi escolhido pelo governador anterior Rodrigo Garcia (PSDB) para ser o novo Ouvidor da Polícias de São Paulo. Ele tem 46 anos, é professor de educação física. Nascido e criado na favela de Monte Azul, no Jardim Santo Antônio, na zona sul da cidade de São Paulo.

Ex-morador de rua, filho de mãe solteira, Claudinho é o quinto filho de sete irmãos.Entre a infância e a juventude, Silva trabalhou oito anos como engraxate. Começou a militar no movimento negro ainda na adolescência, teve contato com o hip hop, atuando como assessor do rapper Dexter.

Entre 2015 e 2016, foi coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania durante a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Atuou como coordenador do SOS Racismo, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 2019 a 2021.

A Ouvidoria tem o papel de receber denúncias de irregularidade dos policiais civis, militares, polícia científica e também de denunciar abusos cometidos entre próprios policiais.

De acordo com o novo ouvidor, conhecido como Claudinho Silva, sua gestão terá como prioridade absoluta atuar com estrita consonância com os anseios dos movimentos sociais e populares. “Afinal de contas os movimentos sociais e populares são aqueles que lá na ponta lhe dão primeiramente com os casos de violência eabusos cometidos no território, nas regiões mais vulneráveis, onde mais acontecem esses casos”, afirma ele.

Claudinho também ressalta a necessidade de haver uma ouvidoria modernizada com condição de chegar nos locais mais carentes: “São Paulo é um estado muito grande e a gente pretende garantir capilaridade para a Ouvidoria. Na medida que já estamos em contato com a Comissão de Direitos Humanos da OAB São Paulo pra oferecer um atendimento nas subseções da OAB espalhadas pelo estado, para que a pessoa que passar por algum constrangimento no fundão de São Paulo 400, 800 km, possa ter condição de atendimento e tratamento da denúncia”, diz Silva.

Outra proposta da nova gestão será oferecer plantões aos fins de semana e modernizar os canais de atendimento, por exemplo, atendimento pelo whats app e com o uso de tecnologias.

ASSISTA AO VÍDEO: Claudinho Silva é o novo Ouvidor das Polícias de São Paulo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *