Rádio Cantareira Comunidade em Foco

Comunidade em Foco

O programa tem como objetivo veicular os fatos que acontecem nas comunidades locais, na cidade, no Brasil e no mundo. Porém seu foco principal são as noticias do território local. Por isso a linha editorias tem muitas características comuns em todos os dias da semana, mesmo com apresentadores (as) diferentes adinâmica do programa contempla entrevistas e bate papo ao vivo no estúdio. Também acontecem entrevistas e comunicados, agendas culturais pelo telefone, pelo skype, e agora recentemente pelo Whats. Outros preferem mandar suas contribuições pelo e-mail da radio. Durante as duas horas de programa são veiculados o jornal dos trabalhadores produzido pela CUT estadual radio.cut.org.br e o boletim da agencia radio – onunews.un.org/pt em Português. Musicas que compõem as temáticas veiculadas.

O programa é um espaço em que os coletivos de cultura, movimentos que defendem os direitos como a moradia digna, saneamento básico para todos, cuidados com o meio ambiente, educação de qualidade em ambas as esferas de governo, acesso a saúde com equidade, direitos das crianças e adolescentes e tantos outros podem tornar publico o que acontece na vida cotidiana e assim possibilitam a mobilização das comunidades. Na verdade o programa coloca no ar, divulga e esclarece o problema. Assim os ouvintes tem mais elementos para analisar a situação.

Por outro lado tem um foco especial na veiculação de ações afirmativas que os coletivos, grupos, comunidades, associações, movimentos desenvolvem no pedaço.

O programa vai ao ar de terça a sexta ao vivo das 10h as 12h.

Terças feiras o programa é produzido e apresentado pela comunicadora Silvia Martins.

Quartas feiras – Adão Alves dos Santos, produz e apresenta o programa que tem como foco tematizar as noticias e comentários com músicas com objetivo de sensibilizar o ouvinte. Atende a pedidos de musicas. São duas horas de reflexão das questões locais e nacionais que envolvem a vida do povo. Outra característica do programa é a participação da comunidade ao vivo, onde professores, alunos, agentes de Saúde falam das questões relacionadas.

Quintas Feiras o programa é produzido e apresentado pela comunicadora Juçara Terezinha Zottis. Na sua maioria com entrevistados ao vivo ou pelo telefone com noticias e temas relevantes para a vida da comunidade local e regional. Além das lideranças locais já passaram pelo programa diversas autoridades como vereadores, secretários municipais, deputados, subprefeitos, policia militar, conselheiros (as)e outros. São duas horas recheadas de noticias e musica com conteúdos de diversos gêneros.

Sextas Feiras – Ronaldo Lages apresenta o programa – com foco nas ações culturais do Território e região.

Programa Comunidade em Foco, das 10h às 12h, de terça às sextas-feiras ao vivo – Cantareira FM – 87. 5

Comunidade em Foco tem como objetivo veicular os fatos que acontecem regionalmente, na cidade, no Brasil e no mundo. Porém, seu viés principal são as notícias do território local. Por isso, tem características comuns em todos os dias da semana, mesmo com apresentadores e apresentadoras diferentes.

Balanceado, a dinâmica do programa busca equilibrar entrevistas, comunicados, boletins, agendas culturais via telefone, Skype e WhattsUp. Tudo isso com a participação do ouvinte Cantareira, que não fica atrás e também interage por esses meios.

Entre os boletins está o Jornal dos Trabalhadores, produzido pela CUT estadual e o boletim da agência Rádio-ONU em Português, além de programação musical variada, de acordo com o dia.

O Comunidade em Foco é um espaço em que coletivos culturais, movimentos de direito à moradia, saneamento básico, cuidados com o meio ambiente, educação de qualidade, acesso a saúde, direitos das crianças e adolescentes podem tornar públicas suas ações ao público de Vila Brasilândia e região que, a partir daí, têm mais elementos para analisar acontecimentos e exercer sua cidadania.

Comunicadores

Terça-feira – O programa é produzido e apresentado pela comunicadora Silvia Martins.

Quarta- feira – Adão Alves, produz e apresenta o programa.

Quinta-feira – é apresentado pela comunicadora Juçara Terezinha Zottis com entrevistados ao vivo ou pelo telefone e com noticias e temas relevantes para a vida da comunidade local e regional.  Além das lideranças locais, já passaram pelo programa diversas autoridades como vereadores, secretários municipais, deputados, subprefeitos, policiais militares, conselheiros e outros. São duas horas recheadas de notícias e seleção musical.

Sexta-feira – No início do fim de semana, o jornalista Ronaldo Lages apresenta o programa com notícias, entrevistas, dicas culturais, além de uma seleção musical escolhida a dedo especialmente para os ouvintes Cantareira FM.

  • Adão Alves dos Santos atua em dois programas: Comunidade em Foco as quartas feiras e sintonia cultural aos sábados. além de locutor voluntario da Radio Cantareira, atua também no projeto de educação popular da Associação Cantareira, ambientalista, já atuou como cineasta com a cooparticipação em dois trabalhos: Crise Social e Violência e a face do preconceito pela faculdade São Camilo. Autor, ator e diretor de peça de teatro a verdade no mundo de faz de conto em 1981, cooparticipação da exposição a face da pobreza quando o espelho não reflete., Com dois livros de poesia publicados (pseudônimo de Anesino Sandice) Acesso facebook: F@ADÃO ALVES DOS SANTOS ou no YOU TUBE: SANDICES DO SANDICE, um canal para conversar sobre cozinha, poesia e reflexões.

Facebook Comments