Rádio Cantareira Uncategorized Brasil tem baixa cobertura vacinal contra Covid-19 entre as crianças

Brasil tem baixa cobertura vacinal contra Covid-19 entre as crianças

A cobertura vacinal completa contra a covid-19 em crianças é baixa e traz um alerta para a persistência no número de mortes causadas pela doença. Entre os jovens com menos de 14 anos, apenas 11,4% receberam as três doses do imunizante. O alerta foi feito pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Desde 2023, a vacina da covid-19 está disponível para crianças a partir de 6 meses de idade. O esquema vacinal completo é composto por três doses para esse público. O boletim Observa Infância aponta que, quanto menor a idade, menor a aplicação do imunizante. Na população adulta, 14,9% estão com o ciclo completo (quatro doses da vacina).

Entre crianças de 6 meses e 2 anos de idade, 14,2% tomaram duas doses e apenas 6,3% completaram o ciclo de três aplicações.

No universo de 3 a 4 anos, 23,1% têm duas doses e apenas 6,7% completaram a cobertura vacinal. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, pouco mais da metade (56%) recebeu duas aplicações, enquanto apenas 12,8% tomaram as três doses.

Em entrevista à TV Brasil, Manuel Barral Neto, pesquisador da Fiocruz, falou sobre a importância da vacinação infantil. “É necessário lembrar que adultos, provavelmente, são mais resistentes. Mas a gente tem crianças e idosos que são quem mais se beneficiam das vacinas. É importante que todos os segmentos se vacinem, mas crianças e idosos são especialmente importantes por causa da sua fragilidade em alguns aspectos”, disse.

Em 2021, foram 118 mortes de crianças de até 14 anos. No ano seguinte, esse número saltou para 326. Em 2023, período em que já havia imunizante para crianças a partir de 6 meses de idade, o número de mortes regrediu a 50. gora em 2024, o número foi praticamente o mesmo, 48.

Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias

17-A cobertura vacinal completa contra a covid

A Central de Notícias da Rádio CANTAREIRA é uma iniciativa do Projeto “AS REDES SOCIAS E O FEMINISMO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *