Rádio Cantareira Uncategorized Reforma da Estação da Luz resgata e preserva a história da cidade de São Paulo

Reforma da Estação da Luz resgata e preserva a história da cidade de São Paulo

A Estação da Luz, sinônimo de viagem no tempo da história e no espaço para quem usa o terminal no embarque e desembarque dos trens que cruzam o centro da cidade, passa por readequação no terminal para garantir a mobilidade e acessibilidade aos passageiros que realizam transferência para o metrô.
Na correria do dia a dia e do empurra dos trens, os passageiros mais atentos têm a percepção do seu valor cultural. Quem aprecia a cultura pode fugir da rotina diária do transporte lotado, quando atravessa o tempo em pesquisar e conhecer um pouco do que representa a história da Estação da Luz
Durante as escavações do novo túnel, obra realizada pela Companhia Metropolitana de Trens Metropolitanos (CPTM), foram encontrados mais de seis mil artefatos arqueológicos. Para preservar os artefatos foi necessária a contratação do serviço de uma empresa especializada que localizou, identificou e preservou todo material encontrado, sendo a maioria dessas cerâmicas, entre outros objetos pessoais e relíquias que datam mais de um século.
Muitos passageiros cruzam a cidade por meio do terminal que atende os bairros centrais, mas não se dão conta da importância para a história e cultura da cidade de São Paulo.
A passageira e trabalhadora Telma, que aguardava uma pessoa nas catracas do terminal, falou da sua relação com a Estação da Luz. Apesar de estar na correria para retornar do trabalho, ela vê a importância de um dos patrimônios tombados mais importantes do estado de São Paulo
“Ah! Eu acho uma coisa importante para preservação, do que eles encontraram.”
Administrada pela CPTM, a Estação da Luz é um marco arquitetônico e cultural da cidade de São Paulo, patrimônio histórico e tombado.
A estatal informa que a obra, no valor de R$ 59,9 milhões, abre um novo caminho para quem usa as plataformas, com a nova ligação subterrânea ao metrô, também restaura o novo acesso da avenida Cásper Líbero que será reformulado, novas escadas serão
implantadas na estação e os sanitários que estão desativados há mais de um ano, em toda estação, são ampliados.
A Estação da Luz, localizada no bairro Luz, centro da cidade de São Paulo, é um dos principais cartões postais, representando como ícone arquitetônico e histórico do Brasil, que remonta ao final do século XIX, quando o desenvolvimento ferroviário era fundamental para a expansão da capital paulista.
Construída na estética Vitoriana, modelo das estações de trem inglês do período da rainha Vitória, a Estação da Luz foi inaugurada em 1º de março de 1901, como parte do projeto de modernização da cidade e da melhoria do sistema de transporte, que hoje évista como saturada por ser um dos principais pontos de baldeação entre a linha de
trem e o metrô.
Projetada pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver, a estação foi construída com o intuito de servir como ponto de partida da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Ao longo dos anos, a estação passou por diversas transformações e se tornou um importante centro de transporte ferroviário na região, expandindo o turismo e o comércio para outros estados.
Os visitantes podem desfrutar de passeios de trem, visitar o Parque da Luz, a Pinacoteca, o Teatro São Paulo, além de conhecer exposições temporárias e participar de eventos culturais que ocorrem no local.
Em 2020, O Museu da Língua Portuguesa foi entregue reconstruído após grande incêndio de grandes proporções que danificou quase toda a estrutura, os arquivos de pesquisa e do museu.
Com investimento de R$ 1,4 milhão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o espaço recebeu também serviços de conservação, limpeza e pintura, com a reforma do saguão central da Estação da Luz
De acordo com a CPTM as escavações estão na reta final, já atingiram a parede da linha- 4 amarela com a previsão de entrega da obra no segundo semestre de 2025

19-reforma estação da luz

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Governo SP/ CPTM
Imagens: Márcia Brasil/ CPTM

A Central de Notícias da Rádio CANTAREIRA é uma iniciativa do Projeto “AS REDES SOCIAS E O FEMINISMO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *