Rádio Cantareira Uncategorized Alunos do ensino médio terão bolsa mensal e poupança, garante ministro do governo Lula

Alunos do ensino médio terão bolsa mensal e poupança, garante ministro do governo Lula

Estudantes de baixa renda que estão no ensino médio terão acesso a bolsa permanência na escola, além de uma poupança que poderão sacar ao concluir esta etapa da educação formal. O formato do novo programa, que está em fase final de elaboração, foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante o programa Conversa com o Presidente. Ainda não foram revelados valores do auxílio e da bolsa poupança.

Segundo o ministro da Educação, o primeiro ano do ensino médio é o período com maior número de evasão, reprovação e abandono de todo o ensino básico brasileiro. Ele destaca que o número de abandono escolar no início do ensino médio chega a 16% no país e explica a dinâmica, que será apresentada ainda este ano pelo governo federal, para garantir a permanência de jovens na escola.

“O aluno entra no primeiro ano e vai receber todo mês um auxílio.  No final do ano, ele concluindo o ensino, vai receber uma bolsa que será depositada em uma poupança. No segundo e no terceiro ano a mesma coisa. Mas, ao terminar o ensino médio, o aluno poderá resgatar todo o recurso para montar um negócio próprio ou para pagar a universidade. Essa será uma das maiores políticas que o presidente Lula fará para que não haja mais evasão das escolas brasileiras. Sem dúvidas, é um dos maiores compromissos de um governo que olha e cuida dos jovens do país”.

Apesar da divulgação, ainda não há previsão ou nome para o programa, nem definição sobre o valor da bolsa. O ministro da Educação, porém, garantiu que os montantes seguirão os limites orçamentários. Serão beneficiados pelos programas os alunos de famílias mais vulneráveis, cadastradas no programa Bolsa Família ou no Cadastro Único.

A Central de Notícias da Rádio CANTAREIRA é uma iniciativa do Projeto “AS REDES SOCIAS E O FEMINISMO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *