Rádio Cantareira Blog,Notícias Mountain bike no Parque Estadual da Cantareira é uma dica de passeio

Mountain bike no Parque Estadual da Cantareira é uma dica de passeio

A área oferece lazer para todas as idades
Praticar atividades físicas ao ar livre, em contato com a natureza, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Nestes casos, para quem mora em grandes metrópoles, os parques são uma das principais escolhas para a realização de diferentes modalidades esportivas.
Uma delas, que tem atraído a atenção de moradores da capital paulista, é o
mountain bike no Parque Estadual da Cantareira, administrado pela Urbia, que conta com cerca de 10 km de trajeto onde os ciclistas podem se aventurar.
O Parque Estadual da Cantareira conta com percursos para ciclistas
frequentadores que podem acessar de bicicleta dois grandes atrativos do local, o mirante da Pedra Grande e o Lago das Carpas
Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Parque é conhecido por proporciona uma vista panorâmica da cidade no mirante da Pedra Grande, que fica a 1.010 metros de altura.
A boa notícia é que é possível chegar ao local de bicicleta, já que o espaço dispõe de uma estrada asfaltada de 9,5 quilômetros, com duas opções de caminho, e com sinalização indicando a distância restante até a Pedra.
Apesar de todo o caminho ser asfaltado, boa parte dele é subida, pois o mirante fica a 1.010 m acima do nível do mar. A subida de bike é mais confortável para a bicicleta com marcha e para o ciclista que tem um pouco de treino, considerando o trajeto moderado.
É um momento de encontro com a natureza e com seu eu mesmo, caminhar pelas sombras das árvores, sentir o ar puro, observar flores, frutas e animais, garantem os ciclistas.
Ao chegar ao final, falta fôlego para descrever a vista linda da cidade e seus
inúmeros prédios. Mas vale o esforço, garante quem frequenta o local e usa a magrela.
Douglas faz esse percurso quando pode com amigos, ele vem da zona sul e
participa de passeios ciclísticos com certa frequência: “aqui todo mundo gosta de andar de bicicleta é tudo sossegado nesse lugar”
Sua maior parte está localizada na Zona Norte de São Paulo, ao lado do Horto Florestal. A região é uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma cidade.
O parque leva esse nome pois Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região.
Na época, era costume armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e os apoios onde eram guardados chamavam-se Cantareira.

A Central de Notícias da Rádio CANTAREIRA é uma iniciativa do Projeto Desconstruindo Amélias. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Parque Estadual da Cantareira
Imagens Márcia Brasil Redes sociais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *