“Encontro organizado pelo Instituto Saci e Rede Brasilândiaquefaz reúne organizações da Brasilândia para apresentação e troca de serviços oferecidos no distrito Brasilândia.”
Na manhã da ultima sexta, 16, o auditório da ESPRO Jd. Vista Alegre, recebeu mais de 70 pessoas, entre elas, agentes comunitários, profissionais da área social, educadores, educadoras e militantes de diversos movimentos e projetos que acontecem na Brasilândia para analisar uma primeira cartografia sobre a Brasilândia. Desse total de participantes destaca-se a participação de mais de 70% de mulheres, evidenciando o grande papel e força das mulheres na Brasilândia.
“…Percebemos a necessidade de criar um espaço de formação pras entidades do território para que elas se empoderem dessas informações, para atuarem com mais informação e conhecimento do território… vão levar todas essas informações… com endereços e todas informações com o que nós temos no território de serviços do poder público e entidades em geral “
Rose (instituto saci)
O evento organizado pelo Instituto Saci, integra as ações da Rede #brasilândiaquefaz discutiu e apresentou os diversos serviços oferecidos no território. Foi entregue aos participantes uma cartilha muito completa com diversas informações dos serviços oferecidos pelo poder público, projetos culturais, equipamentos públicos, educacionais e sociais.
Sobre a cartográfica sistematizada nessa cartilha Iracilda C. Trevisan (Centro de convivência Jd. Vista Alegre) nos conta sua funcionalidade e importância;
“…(essa cartografia) facilita a vida do cidadão, facilitar a vida das organizações que precisam encaminhar as famílias para eles serem atendidos mais rápidos em suas necessidades…. Nós trabalhamos com famílias ótimas, mas muito vulneráveis, essa vulnerabilidade a gente precisa saber de imediato para onde encaminhar…”
O conselho tutelar também participou do evento apresentando seu trabalho no ultimo ano, indicando alguns caminhos para potencializar o serviço de atendimento e acolhimento feito pelo Conselho Tutelar as crianças e adolescentes dos bairros da Brasilândia.
“A importância (do conselho tutelar participar desse encontro) é trazer informação para a população do que é o conselho tutelar, o que ele faz, aonde está inserido, essa é a importância para gente passar para a população… … desmistificar essa cultura que o conselho é um órgão pra retirar a criança e adolescente da família. Somos apenas mais um membro dessa rede que trabalha com educação cultura e assistência…”
Veluzia da Silva – Conselheira Tutelar
Ao fim do encontro foi exibido esse documentário sobre a Brasilândia, seu inicio, fatos importantes, curiosidade, características dos (as) primeiros (as) habitantes…
Assistam
Confira todas as fotos do evento aqui
Sobre as formações do Instituto Saci com a Rede #Brasilandiaquefaz estão programados mais 3 encontros, acompanhe e não perca!
ESSE PROJETO TEM APOIO DA FUNDAÇÃO VIA VAREJO