Rádio Cantareira Uncategorized MAB entrega pauta de reivindicações das famílias atingidas por barragens ao governo de SP

MAB entrega pauta de reivindicações das famílias atingidas por barragens ao governo de SP

O Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB), em parceira com a Central de Movimentos Populares (CMP) e o Movimento de Lula nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), entregou para o Governo do Estado de São Paulo uma pauta com as reivindicações das populações atingidas por barragens, enchentes e deslizamentos no estado.

De acordo com as organizações, a pauta do documento contém medidas emergenciais e estruturais, bem como a criação de políticas específicas para a proteção e reparação dos direitos das comunidades atingidas.

Segundo Lucila Regina, do MAB, a pauta de reivindicações é composta por quatro diretrizes que vão desde a elaboração de um marco regulatório para as populações atingidas a indenização das famílias atingidas.

“São quatro diretrizes que a gente colocou em pauta. A primeira é a criação do marco regulatório, que seria construção de política de direitos à população dos atingidos. A segunda pauta é estrutural. Ela pede a criação de órgão responsável para tratar e reparar os direitos das pulações atingidas. A terceira se refere a ação para amenizar o problema das famílias atingidas pelos alagamentos, enchentes e deslizamentos. Pedimos o mapeamento e o cadastro socioeconômico e ambiental das famílias atingidas, limpeza e despoluição dos rios e córregos, além da garantia de saneamento básico público gratuito, de qualidade e indenizações das famílias atingidas. E a quarta, por fim, trata de uma ação emergencial imediata com a  distribuições de cestas básicas, kits de higiene e limpeza e também distribuições de botijão de gás para promover mecanismo de geração de trabalho e renda”.

Para o MAB, a implementação dessas medidas é fundamental para garantir a proteção dos direitos das comunidades atingidas, bem como prevenir novos desastres causados por barragens e outras obras.

Desde que teve acesso ao documento em 30 de março deste ano, o governo do estado ainda não se manifestou sobre as medidas solicitadas pelos movimentos.

A Central de Notícias da Rádio CANTAREIRA é uma iniciativa do Projeto Desconstruindo Amélias. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *