Rádio Cantareira Blog Terra Fértil – Cultura em Pauta

Terra Fértil – Cultura em Pauta



Terra Fértil – Cultura em Pauta!

Por Carlos Galdino / Professor Betinho
Expressoperiferico.org

Em reunião com lideranças, artistas, articuladores, educadores , membros do Fórum de Cultura de Cidade Ademar/Pedreira e do Comitè de Lutas da região de Cidade Ademar Pedreira e Jabaquara, a secretária adjunta da Cultura da cidade de São Paulo Ingrid Soares falou sobre a implantação da Casa de Cultura da Cidade Ademar e de ações na área da cultura para o território.


Entre as falas da secretária, ela destacou a retomada do circuito cultural da cidade, que sofre ataques por parte de membros do legislativo, vereadores contrários à arte e à cultura. Falou ainda dos objetivos e trabalho da Secretaria. Já no início de sua fala, fez um panorama da gestão anterior e dos desafios atuais, da importância do exercício da escuta e de expandir a cultura na periferia. Falou de ações em curso como: requalificação dos espaços, bibliotecas, casas de cultura e equipamentos públicos de cultura, adequação de linguagens temáticas, dos equipamentos existentes, implantação da comissão de diversidade dentro da Secretaria, Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) como ferramenta de alargar e disseminar cultura, editoras e feiras literárias independentes, acompanhamentos das frentes de trabalho, descentralização das políticas públicas para a cultura e formação de maneira conjunta, pensando o território de forma regionalizada,
implantação das comissões regionais de cultura e
regionalização de orçamento na cultura.

Aurélio Prates apresentou o histórico de lutas e reivindicações do território e dados destacando: alto índice de suicídio feminino, o pior indicador de renda percapta da cidade, os indicativos de livro e leitura, falou da distribuição dos equipamentos públicos na cidade, onde 51% dos equipamentos públicos de Cultura estão nas subprefeituras da Sé e Pinheiros .


Emocionado, Aurélio citou o caso do jovem Guilherme, morto por policiais em 2020 “Por falta de ação do Estado na Cultura, perdemos nossos jovens para o tráfico”. Falou também da necessidade sobre a gestão da futura Casa de Cultura da Cidade Ademar e de espaços públicos em geral,
“Que seja feita por membros do território, que, além de técnico, seja engajado, ouça e promova a cultura e a inclusão”.

A ativista cultural e cineasta Thais Scabio falou das ações culturais no território e da luta pela Casa de Cultura de Cidade Ademar. Junto com Natália Cruz, também trouxe o histórico de luta do Fórum de Cultura desde os tempos de CAP até o momento atual, com o movimento “Cadê a Casa de Cultura de Cultura Cidade Ademar e Pedreira?”

Vários outros membros se pronunciaram e trouxeram suas visões e considerações a respeito da cultura na região.
Francisco Glauber participou da reunião com imagens ao vivo da futura Casa de Cultura e da Praça da Feira Livre.


Professor Betinho fez a mediação abrindo e fechando o encontro com poesia, como não poderia deixar de ser, mostrando a potência da cultura periférica. Versos como “Periferia é terra fértil/ Para quem sabe o que plantar” (Terra fértil) e “Ousar sonhar um mundo novo/ Numa experiência onírica coletiva…/ Com poesia, música, cinema, teatro,/Basquete, futebol, Hip Hop,/ Samba, brega, ritmos e sabores/ E ver as sementes romperem o asfalto/ E virarem lindas flores” (Delírios) deram a ideia da força produtora periférica e da esperança pelas conquistas coletivas pelas quais o Fórum luta.


O poeta Galdino leu um poema em cordel escrito em 2016 por José Eusébio retratando, de forma crítica, a luta pela Casa de Cultura até então, com várias promessas não cumpridas pelo poder público. A expectativa é a produção das novas estrofes desse texto com a conclusão do processo, e com o final feliz.

Estiveram presentes e participaram da reunião: Barbara Rosa, DJ Lobato, Francisco Glauber, Lilian Santiago, Mauro Castro, Natália Cruz e Bruna Amano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *