O equipamento de saúde atende a região da subprefeitura de São Mateus, no bairro Jardim Quarto Centenário.
Por: João Victor Montoza
Crianças e adolescentes da zona leste da capital, que têm alguma dificuldade auditiva, intelectual ou motora, podem agora contar com o serviço do novo Centro Especializado em Reabilitação de São Mateus.
O espaço substitui o antigo equipamento da região, ampliando a capacidade de atendimento para 1.500 pessoas e o número de profissionais disponíveis, que saiu de 38 para 78.
O novo equipamento agora é classificado como tipo 3, o que significa que o espaço atua em 3 especialidades, intelectual, motora e auditiva. Quézia, mãe de Anthony, de apenas 4 anos, relatou a importância do tratamento no desenvolvimento de seu filho.
“O Anthony de antigamente não é o de hoje, ele não falava nada, nem mamãe e nem papai, hoje ele fala, hoje ele entende os comandos […] A terapia dele é extremamente essencial, evoluiu o Anthony de um jeito surpreendente.”
O serviço ainda trabalha na inserção e desenvolvimento social, como é o caso do Luiz, de15 anos, que pôde realizar um tratamento especializado com a apoiadora de saúde Sheila.
“Arrumei vários amigos, estou fazendo curso de cabeleireiro que a Sheila arrumou pra mim […] quero trabalhar e ajudar minha família” – disse Luiz.
Novidades do novo equipamento
De acordo com a prefeitura, o custo mensal do equipamento será de aproximadamente 1 milhão. A estrutura conta com sete consultórios, e salas para atendimentos especializados, como de recursos sensoriais, fisioterapia, Nirvana, e outros. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comentou sobre o processo de fiscalização dos equipamentos de saúde, que é realizada por ele e por órgãos fiscalizadores.
“Eu tenho falado bastante inclusive da importância dos conselheiros de saúde, são pessoas da comunidade, que eleitas, e nos ajudam, eu diria que os Conselheiros de saúde são os olhos do prefeito naquele ambiente. Fora a minha fiscalização, se você for na minha sala, tem pelo menos 20 equipamentos de saúde girando na minha tela”.
A unidade passa a funcionar na Avenida Ouro Verde de Minas, 1.195, e é administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC.
A Central de Notícias da Rádio CANTAREIRA é uma iniciativa do Projeto “AS REDES SOCIAS E O FEMINISMO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.