Diretor do MIS aborda assuntos culturais no Fórum Democracia na
Comunicação
Por: Romulo Bonfim, Nathália Moreira e Caroline Rossetto
O atual diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som) e Ex-Secretário de Cultura da cidade de São Paulo, André Sturm, participou na manhã desta quinta-feira (05), do programa “Conversas Culturais”. O panorama atual do cinema brasileiro e seu potencial como ferramenta de educação, a arte na cidade e sua passagem como secretário de cultura do município, foram os assuntos abordados.
Para André Sturm, exercer o cargo de secretário de cultura de São Paulo foi uma grande aventura e apesar de diversos interesses, essa experiência lhe rendeu conhecer as periferias e a multiplicidade da cidade.
“Foi um grande aprendizado. Guaianases é uma região com IDH baixo, com muitas questões sociais, já São Miguel, que fica ao lado, é praticamente uma cidade, tem comércio, universidade e cultura”, comenta Sturm”
André afirma que a cultura e educação é uma ferramenta de desenvolvimento, que ajuda a compreender a sua relação com o mundo por meio de filmes, leitura e outros meios artísticos e conseguem ser impactadas por essas experiências culturais.
O diretor do museu ressalta que o acervo do MIS é grande e variado. Sua
disponibilidade é para todos consultarem em qualquer momento. “ São 210 mil itens de fotografia, de filmes, de gravações, um acervo muito amplo, qualquer pessoa que tenha o interesse no acervo, pode entrar em contato com a equipe e marcar uma visita, e está disponível para estudantes”, explica André.
Contribuíram na entrevista
O programa foi apresentado pela radialista e apresentadora Débora Izola e pelo jornalista e professor Lázaro Oliveira. Os jornalistas da Central de Notícias das Rádios Comunitárias estiveram presentes, além dos representantes das rádios Interação, Show, Star Sul, Cantareira e Everest.