Prefeitura de São Paulo investe R$ 3,6 mi em novo centro de compostagem na região Oeste

O novo equipamento soma-se aos outros cinco localizados na Sé, Mooca, São Mateus, Ermelino Matarazzo e Penha; região de Pinheiros deve receber um até dezembro

Por Elder Oliveira

Com investimento de R$3,6 milhões, a Prefeitura de São Paulo realizou a inauguração de mais um Pátio de Compostagem. O novo equipamento localizado na Avenida Alexandre Colares, 31, Vila Jaguara, na região da Lapa, na Zona Oeste da Capital, tem capacidade para processar até 10 toneladas de resíduos orgânicos por dia e funcionará de terça a domingo, das 6h às 22h.

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes junto do secretário Municipal de Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, visitaram o local na última sexta-feira(05/09). Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal deu mais detalhes sobre o novo equipamento, que soma-se aos outros cinco localizados na Sé, Mooca, São Mateus, Ermelino Matarazzo e Penha.

“Cada pátio desse tem a capacidade de receber 10 Toneladas por dia de material orgânico, são os resíduos de frutas, verduras, legumes das feiras principalmente, e esse material depois da compostagem é feito o adubo que vai ser entregue gratuitamente para população”

Os resíduos despejados nos locais são transformados em adubo de qualidade, que volta para hortas comunitárias e projetos ambientais, fechando um ciclo sustentável que beneficia toda a cidade. A produtora do Instituto Limpa Brasil, Cida Norkevicius, falou sobre a importância do novo pátio para a região.

“Vai ser um ganho pra quem trouxer essas verduras que sobram nas feiras para produção desse adubo e acaba sendo beneficiado nosso próprio solo, que o planeta está pedindo socorro”

O secretário Municipal de Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, explica que essa é mais uma ação do município visando a COP-30.

“Uma das nossas metas para COP-30 é o maior plantio de uma cidade em terreiro Brasileiro, vamos estar plantando no mínimo 120 mil árvores e esse material aqui, além de ser distribuído para toda população, ele também será utilizado nesse plantio, então você verá esse material nas escolas, UBS, ruas, praças, bosques urbanos em todo plantio da Cidade”

Segundo a Prefeitura, a previsão é que até dezembro a região de Pinheiros receba também um pátio de compostagem.

A Central de Notícias da Rádio Cantareira para a vida é uma iniciativa do Projeto “1964-Lembrar para que não mais aconteça”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora