Você sabe o impacto que seu lixo tem na natureza

A Educação ambiental é um dos projetos do poder público para incentivar e desenvolver o descarte adequado de lixo na cidade.


Por: João Victor Montoza


Tudo começa por entender as consequências do descarte irregular, que pode afetar a sociedade de diversas maneiras. A mais visível e direta de todas são as enchentes e os alagamentos, gerados por resíduos que interrompem o fluxo de água. Além disso, a poluição da água, do solo, e diversos outros problemas ambientais graves podem afetar a sociedade por meio do descarte irregular de resíduos. E ter conhecimento sobre isso, e sobre como podemos agir, é fundamental, de acordo com o secretário Executivo de Limpeza Urbana de São Paulo.
“A gente fala muito em sustentabilidade, em cop 30, mas sem educação ambiental a gente não consegue andar, afinal de contas é necessário que se separe os resíduos em cada residência para que a gente não tenha problemas na varrição, para que a gente não tenha problemas de enchentes, e realmente aliar a geração de emprego e renda, melhorar a questão do meio ambiente e fazer com que a percepção das pessoas seja para: separação e destinação correta de resíduos”.
A cidade já conta com alguns equipamentos e recursos que possibilitam um maior cuidado com as questões ambientais da cidade, e o Secretário explica, que o próximo passo é difundir a informação.
“A educação ambiental é uma questão intersecretarial, nós já temos o plano municipal de educação ambiental, que recentemente foi publicado, mas no próximo ano vamos ter uma campanha muito forte e muito grande em todas as mídias sociais, em todos os veículos de imprensa para que realmente as pessoas possam saber a maneira correta de separar seu resíduo e destinar de uma maneira tranquila, de uma maneira adequada e de uma maneira consciente com o meio ambiente”.
O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) está disponível no site da prefeitura e pode ser acessado livremente.

 
A Central de Notícias da Rádio Caminho para a Vida é uma iniciativa do Projeto “Grêmios”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo