No ‘Revista da Semana’, Banda Santubali comenta sobre a música independente

Eles são de diferentes partes da Grande São Paulo, mas se uniram por amor ao rock: desde 2024, John Praia (vocal), Feel (vocal), Rick Maians (bateria) e Furlas (guitarra) formam a Banda Santubali, que tem se destacado no cenário da música independente, com apresentações em festivais e bares.

John, Feel e Maians estiveram nos estúdios da comunitária Cantareira FM, em 22 de março, e foram entrevistados por Beto Souza e Rubens Andrade no programa Revista da Semana.

“O nome da banda surgiu inspirado em uma latinha de energético Baly. Trocamos o Y pelo I, e ajuntamos a palavra ‘santu’, que é para pedir para o santo dar a energia pra gente e o negócio continuar, entendeu? Ajuntamos a energia com a fé”, brincou Maians.

O AMOR PELA MÚSICA

Maians, Feel e John são entrevistados por Rubens Andrade e Beto Souza

Embora suas vidas tenham se juntado somente em 2024, os três rapazes têm uma trajetória comum de amor pelo rock: o interesse começou na infância como brincadeira, foi amadurecendo na juventude em contato com outras pessoas da cena independente e por estudos, e se tornou uma realidade a partir do ingresso em outras bandas ou trabalhos solo.

Feel, por exemplo, compõe música desde os 14 anos de idade. Depois, por influência de um amigo, aprendeu a tocar violão e aprofundou estudos em melodia. Já John sempre ouvia o pai cantar samba, mas ao longo do tempo foi conhecendo outras influências musicais. Quando sua mãe, Elaine, viu que o rapaz tinha mesmo gosto pela música, o apoiou completamente.

“Quando eu percebi que meu filho gostava de música, eu disse: ‘Já que você gosta de música, então você vai aprender música’. Assim, eu o coloquei em um conservatório de música para que se desenvolvesse naquilo que queria. E minha mãe me ensinou que a gente veio neste mundo para ser feliz, e o que eu sempre ensinei ao John é ‘faça tudo que te deixe feliz’. Então, essa pilha, essa energia deles, é o que me deixa feliz”, comentou Elaine. Ela lamentou, porém, as dificuldades que os artistas da cena independente encontram para mostrar na grande mídia a arte que realizam.

‘ONDE ESTÁ O MEU PANDEIRO?’

Uma das apresentações da banda (crédito: Jam Produções)

Sim, este é o nome de uma das canções autorais da banda, que contextualiza a volta da rotina das pessoas após o término dos festejos de carnaval. Além dela, outras três canções já foram produzidas pela Santubali, que planeja, em breve, fazer videoclipes sobre as canções.

“Pra manter uma banda, é preciso ter bastante sincronia, paciência um com o outro, um tem que ouvir o outro. Aqui na Santubali não tem este negócio de ego, pois cada um consegue respeitar seu próprio instrumento, todo mundo escuta todo mundo”, assegurou John.

Feel, por sua vez, disse que é comum haver ideias diferentes e até pequenas discussões durante os ensaios e gravações, mas que depois tudo se resolve: “O importante é fazer o som. O resto é detalhe!”.

Os dois vocalistas lamentaram as dificuldades que os artistas da cena independente encontram para emplacar as músicas que produzem, mas avaliam que parte disso se deve à própria lógica que predomina no mundo da música.

“Toda banda saiu desta cena [independente], mas quando vai para o mainstreaming não volta. Cadê esta galera que saiu da cena autoral, da cena independente? Por que não volta para fortalecê-la? O artista vai, faz sucesso e esquece de onde saiu”, lamentou Feel.

John também destacou que é preciso que os artistas da cena independente se apoiem mais, prestigiem os shows uns dos outros, para que o movimento cresça.

Elaine, mãe de John, também esteve nos estúdios da rádio

Ao final, os músicos da Banda Santubali foram novamente lembrados sobre o compromisso da Cantareira FM com a cultura popular.

 “Aqui é a casa do artista independente. Este é o nosso objetivo de rádio comunitária. Então, qualquer colega que vocês tiverem e que tenha música de qualidade, e estamos falando de letra, podem indicar para cá que a gente marca entrevista e faz um bate papo ao vivo”, ressaltou Beto Souza.

Os trabalhos da Santubali podem ser prestigiados no perfil da banda no Instagram (@santubali.oficial).

Abaixo, assista a íntegra da entrevista no Revista da Semana, programa que sempre ao ar e na web aos sábados, das 10h às 12h, com reprise aos domingos, das 14h às 16h.