Fundador da Cantareira FM, Padre Cilto lança livro sobre o jornalismo em rádios comunitárias

“O Jornalismo nas Rádios Comunitárias – Paradigma da Comunicação Popular, alternativa”. Este é o título do livro que o Padre Cilto José Rosembach, fundador da rádio comunitária Cantareira FM lançou no domingo, 5 de outubro, em São Paulo.
A apresentação da obra e a sessão de autógrafos ocorreu no salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, no Parque Panamericano, na zona Noroeste da cidade de São Paulo, a qual ele é pároco desde o início de 2022. Um pré-lançamento do livro foi realizado anteriormente em setembro, em Manaus (AM), durante o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).
CARACTERÍSTICAS DO LIVRO
O livro, publicado pela editora Viseu, é fruto da dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica que Padre Cilto defendeu na PUC-SP, na década de 2000, aprovada com nota máxima, na qual ele tratou a respeito do fazer jornalístico tanto da rádio comunitária Cantareira FM quanto da rádio Esperança, emissora comunitária de uma área periférica da cidade de Cubatão (SP).
Segundo Padre Cilto, o livro busca linkar o fazer jornalístico das rádios comunitárias daquela época em diálogo com os expedientes atuais na era digital. Sobre o título, ele explicou: “Por que alternativa? Alter, em Latim, quer dizer “outro”, ou seja, eu não falo do jornalismo das emissoras que a gente conhece, as rádios comerciais. Trata-se de rádios comunitárias de baixa potência e que foram regulamentadas depois”.
Além das duas emissoras, o livro apresenta o histórico das rádios comunitárias no Brasil e em São Paulo, e trata das bases da comunicação popular, alternativa e comunitária, explicando o que caracteriza este fazer jornalístico. “É um trabalho de pesquisa, acadêmico, não é um livro de romance”, brincou.

O lançamento do livro também foi ocasião para recordar os 30 anos de fundação da rádio comunitária Cantareira FM, celebrados em setembro, e de toda a luta pela democratização da comunicação no País. Os comunicadores Daniel Gomes, Juçara Terezinha, Adão Alves e Anderson Braz deram testemunho sobre o histórico da emissora (regulamentada em julho de 2010), seus expedientes de produção e de interação com o público.
O livro “O Jornalismo nas Rádios Comunitárias – Paradigma da Comunicação Popular, alternativa” está a venda no site da própria Editora Viseu e em plataformas como Amazon e Estante Virtual. Reservas de exemplares podem ser feito com o próprio autor, via mensagem pelas redes sociais (@ciltorosembach).
CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA COMO FOI O LANÇAMENTO
Fotos e transmissão: Pascom da Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha
Texto: Daniel Gomes – comunicador da rádio Cantareira FM