EMEI JÔ SOARES É INAUGURADA NA ZONA LESTE DA CAPITAL.

Reportagem: Caroline Rossetto
A Zona Leste de São Paulo acaba de ganhar mais um local para atender às 224 crianças da região. Na manhã desta quarta-feira (13/08), foi inaugurada a EMEI Jô Soares, em homenagem ao ator, escritor, humorista, artista plástico e apresentador Jô Soares, que morreu em 2023.
Essa unidade era uma antiga demanda da região e irá atender crianças de até 6 anos de idade em período integral e funcionará das 09h00 às 16h00. O prédio, que tem dois andares em 1.795 de área construída, recebeu o investimento de quase 16 milhões de reais.
O local ainda conta com brinquedoteca, cozinha, onde está anexado o cardápio semanal de café da manhã, almoço e café da tarde, playground, almoxarifado, secretaria e um projeto que sustentável com energia fotovoltaicas, dispositivos corretos para o uso correto de água, pisos emborrachados e materiais recicláveis utilizados nos equipamentos do playground.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no local e explicou sobre as questões de sustentabilidade utilizadas na construção do prédio para preservar o meio ambiente:
“Todos os nossos projetos, já estão contando com questões de sustentabilidade. Placas fotovoltaicas, água de reúso, a água de chuva é armazenada para poder lavar o chão e dar descarga . Então, vamos ter esse cuidado com o meio ambiente. Você leva educação para nossas crianças. Um equipamento desse, com placas fotovoltaicas, temos praticamente metade de toda energia desse prédio com utilização de energia produzida por essas placas. É um respeito ao meio ambiente”. diz ele.
E seguindo, com todo o trabalho pedagógico, a Unidade contará com o manual “ Currículo da Cidade”, onde estabelece diretrizes para compor as atividades diárias dos alunos. Essa entrega, que foi esperada por muitos, é comemorada por um dos funcionários da escola, Leonardo Silva, cuja filha Alice Isabele, foi matriculada no local:
“Aqui, foi muito valorizado. Porque só tinha EMEI do outro lado e dificultava para nós, pais e mães que saímos cedo para trabalhar e tínhamos que nos locomover com peruas. E, se locomover para lá e pra cá, eram 200 reais. Para quem paga aluguel, é muito difícil. Graças a Deus, ele viu esse terreno, abriu o EMEI e também abriu muitas portas de emprego”
A EMEI Jô Soares é o 39o Centro Educacional entregue à capital desde 2023, sendo 25 CEIS (Centros de Educação Infantil), 2 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), 6 EMEIS, 3 EMEFS (Escolas Municipais de Educação Fundamental) e 3 Centros Educacionais Unificados (CEUS).
A Central de Notícias da Rádio Cantareira para a vida é uma iniciativa do Projeto “1964-Lembrar para que não mais aconteça”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora