Dupla Espullmatic’$ manda o som do rap no ‘Revista da Semana’

Talvez haja quem lembre da famosa equação física do princípio da relatividade (E=mc2). No mundo do rap, porém, E=MC2 está associado a dois nomes: Arnaldo Tifu e Malokero Anônimo, que estão juntos há cinco anos com a dupla Espullmatic’$ (@espullmatics).
Tifu e Malokero participaram da edição de 5 de abril do programa “Revista da Semana”, na rádio comunitária Cantareira FM, apresentado por Beto Souza e Rubens Andrade, quando apresentaram algumas de suas músicas e contaram as histórias que já vivenciaram no rap.
“Espullmatic’$ vem de espumar, que pra gente é quando a gente gosta de rimar, praticar o rap, daí diz que está espumando. E a explicação de E=MC2 é de Espullmatic’$ igual a dois MCs”, detalhou Tifu, contando que desde novembro do ano passado estão divulgando o álbum de trabalho com este nome e outros projetos paralelos que realizam ligados à arte e educação.
TRAJETÓRIA NO RAP

Arnaldo Tifu recordou que está na caminhada do rap desde 1997, ainda criança, e que foi conhecendo a cultura hip-hop e alguns nomes conhecidos dessa expressão como os rappers Thaíde e Rappin’ Hood. Ele começou fazer back vocal para a equipe do Thaíde e convidou o Malokero Anônimo também.
Malokero lembrou que sua estrada no rap teve início em 1998. Ele participou de alguns grupos, foi aprendendo a escrever músicas, fez e promoveu oficinas de rap em áreas periféricas. Em abril de 2015, lançou seu primeiro álbum, Gênesis.
Tifu, morador de Santo André, diz que por meio do rap se sente respeitado e valorizado. Malokero, cresceu na Vila Arapuá, na zona Sul da capital paulista.
“A música pra nós rejuvenesce, é um ‘baguio’ que faz a gente ter este gás, energia, esta espumância, e tentamos transmitir isso da melhor forma”, disse Malokero. “É uma vitalidade, essa vontade de seguir pulsando e oxigenando este sentimento que a arte é transformadora e salva vidas”, complementou Tifu.
“O hip-hop é um universo amplo, mas, ao mesmo tempo, uma cultura jovem. A maioria dos nossos ídolos estão vivos, em atividade, e a gente se encontra fácil. Eu conheci o Thaíde em 1997, quando eu comecei a cantar rap e fazia oficina de break e hip-hop. Ele foi ao encerramento de uma dessas oficinas”, contou Tifu, recordando que na ocasião emendou uma rima em uma apresentação de Thaíde, mas que só voltaria a encontrá-lo em 2011, quando mostrou as músicas que compunha e o famoso rapper o convidou para integrar sua equipe.
“O Hip-Hop é essa comunhão, essa fraternidade, é uma espiritualidade, uma família que preza pelo amor e a prosperidade do próximo”, assegurou Tifu. “O rap é o nosso estilo de vida. O hip-hop é um movimento espiritual que guia os nossos passos. É a nossa ‘rapterapia’”, complementou.
SOLTA O SOM

E claro que não podia faltar música durante o programa. Uma delas foi “Astronauta”, escrita inicialmente por Malokero e complementada por Tifu, tão logo a ouviu pela primeira vez. Malokero disse que a letra traz um pouco de seu gosto pelas questões do universo e também expressa que sua mente não vive em um lugar restrito, pode chegar ao cofins do universo, como um astronauta.
Tifu e Malokero também cantaram ao vivo “Tô trabaiando”, uma canção que tem a participação de Rappin’ Hood. Na letra, eles falam do orgulho em trabalhar com o rap, lembram que ser rapper também é uma profissão – “Quando cê me vê de rolê com meus mano, tô trabaiando, tô trabaiando” – e que a mente do rappper não para – “Respira. Rima. Acorda. Rima. Até dormindo. Rima. Rima é minha vida”. Falam, ainda, da superação do preconceito que ainda há com o hip-hop – “Sou doutorado e mestrado em papel e caneta”.
Este mesmo recado está dado na canção E=MC2, que fala da cultura de resistência do rap, por vezes sujeita a incompreensão e perseguição, bem como o processo criativo das canções. “Nossa história escrita nos muros, grafites, nossa filosofia versada nos beats, nossa escola é a rua, o céu é o limite, mcs são criolos que ainda resistem”, é um dos versos.

O videoclipe E=MC2 será lançado em 25 de abril, a partir das 21h, no espaço ZZ Lounge Bar (Rua Vergueiro, 6712, Alto do Ipiranga). Já em 27 de abril, durante o evento Sintonia Geral, serão comemorados os cinco anos da Espullmatic’$. Será na Travessa Sabor de Mim, 15, Jardim da Conquista, Zona Leste.
Abaixo, assista a íntegra da entrevista no programa “Revista da Semana”, que vai ao ar na comunitária Cantareira FM aos sábados, das 10h às 12h, com reprise aos domingos, das 14h às 16h.