CEU FREGUESIA RECEBEU A 8ª EDIÇÃO DO CÂMARA NA RUA
Na última edição de 2025, a edição trouxe mobilidade urbana, iluminação pública, moradia e lazer, como um dos assuntos mais urgentes a serem melhorados na região.
Reportagem: Caroline Rossetto
O CEU Freguesia, localizado na Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo, recebeu a 8ª e última edição de 2025 do Câmara na Rua, no último sábado (29/11). Dessa vez, o trabalho foi presidido pela vereadora Sandra Santana (MDB) Os vereadores João Ananias (PT), Ely Teruel (MDB) e a Subprefeita da região, Ana Paula Calvo também compuseram a mesa da tribuna.
A população se reuniu no CEU e ao todo, 60 pessoas se inscreveram para se manifestar na Tribuna Popular, espaço em que os munícipes apresentam os problemas das comunidades, dão sugestões, fazem agradecimentos e demais manifestações para os vereadores estudarem meios de solucionar os casos mais urgentes.
Transporte publico, saúde, iluminação pública, lazer e saúde dos animais foram as pautas mais citadas pelos moradores e demais manifestantes. Morador da Zona Norte desde criança, o administrador Antonio Carlos Pereira da Silva, o Cacá Social, ressaltou a importância da aproximação dos vereadores na região:
“A importância é para mostrar a realidade da periferia, das favelas e do bairro. Mostrar efetivamente a necessidade verdadeira para os vereadores. Muitas vezes, providências eram tomadas, sem saber a necessidade do bairro. Tem vereadores que buscam o voto da não voltam nunca mais. Então, os que vem tem que saber a necessidade da região”, afirmou.
No fim do evento, o vereador João Ananias também comentou sobre as demandas mais urgentes das quais a Zona Norte precisa:
“Eu conheço muito bem a Zona Norte. Não tem lazer. Os espaços de lazer estão todos ocupados. Tem a área que está sendo ocupada, que é o do meio ambiente e que precisamos parar a invasão da área verde e com nascentes, que tem ali em Mairiporã. A gente sabe que falta moradia, mobilidade urbana e saúde nesses bairros que não podem faltar em lugar nenhum”, destacou ele.
A Central de Notícias da Rádio Cantareira para a vida é uma iniciativa do Projeto “1964-Lembrar para que não mais aconteça”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo. Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora
