Biomédica Fernanda Diazer fala sobre estética e saúde à rádio Cantareira FM

Uma queda de cabelo que não cessa. Tentativas frustradas de emagrecimento. Cansaço excessivo que é perceptível no semblante. As questões estéticas estão entre as preocupações centrais das pessoas e, não raro, em busca de melhorias, algumas valem-se de automedicação ou seguem os conselhos dos “especialistas” da internet. Os resultados, é claro, acabam por não se satisfatórios e, não raro, trazem mais prejuízos a saúde.

A edição de 27 de fevereiro do programa Amizade Aberta, na rádio comunitária Cantareira FM, abordou a relação entre estética e saúde. A entrevistada foi a biomédica Fernanda Diazer, especialista em estética avançada. Ela conversou com o comunicador Beto Souza, que excepcionalmente apresentou o programa, cujo titular é o comunicador Anderson Braz.

Fernanda Diazer atua na área há dez anos e nos últimos sete está à frente da clínica Diazer – Estética Avançada e Integrativa, que realiza diversos tratamentos contra celulite, flacidez, estrias, gordura localizada, acne, manchas, calvice, além de rejuvenescimento facial e prevenção ao envelhecimento, especialmente por meio das técnicas de medicina integrativa.

“A medicina integrativa é importante para a estética, pois quando a gente não está legal por dentro, a beleza não reflete. Por exemplo, se um paciente está com queda capilar, muitas vezes não adianta nada fazer um tratamento somente local. Se os exames clínicos do paciente mostram resultados ruins, é preciso trabalhar a saúde para se chegar a uma resposta estética satisfatória”, explicou Fernanda Diazer.

Olhar personalizado

Arquivo pessoal

A biomédica disse que clínica Diazer, a preocupação iniciar é a de realizar um protocolo personalizado para o paciente, para que se trace uma estratégia ideal, que permitirá chegar a bons resultados estéticos a partir do monitoramento de suas condições de saúde.

“Temos a certeza de que um paciente inflamado não emagrece. Por isso, sempre traçamos um protocolo anti-inflamatório no começo do atendimento. Quando o paciente chega, nós fazemos uma anamnese muito criteriosa, realizamos também uma bioimpedância, que permitirá verificar se a pessoa tem excesso de gordura, sua quantidade de massa magra, se tem gordura visceral, se tem muito líquido acumulado. E é com base nestes dados que nós montamos o protocolo”, detalhou.

Há também o teste genético, para se verificar como está o funcionamento do organismo do paciente, como está a metabolização das proteínas e carboidratos no corpo dele, sendo possível, assim, traçar um protocolo específico.

A partir disso são utilizadas algumas técnicas específicas, entre as quais a aplicação de injeções de antioxidantes, de vitaminas, de minerais, que fazem com que o paciente desinflame significativamente. “Fazendo isso já há uma boa resposta quanto ao emagrecimento. A célula desinflamada diminui de tamanho e, consequentemente, o paciente emagrece”, detalhou.

A clínica Diazer também possui aparelhos para reduzir gordura, outros para contração muscular e realiza tratamento com gás ozônio, que desinflama e degrada gordura. Tudo, porém, é personalizado: para cada paciente, uma estratégia é adotada. “Não faça nada sem a orientação de um profissional habilitado”, enfatizou Fernanda Diazer.

Saúde e estética em equilíbrio

A biomédica comentou que não se alcançam resultados estéticos sem que haja os devidos cuidados com a saúde os quais depende, primordialmente de dois hábitos: beber água na quantidade ideal e se alimentar de maneira equilibrada.

“O alimento é o remédio natural que todo mundo tem, mas não dá muito valor. Os alimentos antioxidantes, por exemplo, vão desinflamar o seu corpo, e podemos encontrá-los em frutas, legumes, verduras. Um paciente inflamado não responde a nada de modo satisfatório. Aqueles que têm gordura visceral, a gordura interna, vivem inflamados. Com a alimentação ideal, conseguimos uma boa resposta para que o paciente desinflame, que emagreça com saúde, que o intestino volte a funcionar”, comentou.

Fernanda exemplificou que os tratamentos com colágeno precisam ser feitos acompanhados de uma boa alimentação, a correta ingestão de água e nos horários ideais: “À noite, a absorção do colágeno é bem mais eficiente, e outra dica é tomá-lo com vitamina C”.

No caso das mulheres, também é importante que façam exames hormonais, especialmente após os 40 anos de idade: “Por mais que você suplemente vitaminas, se os seus hormônios estiverem ruins, de nada adianta. É muito importante equilibrar a parte hormonal. Procure um ginecologista de sua confiança, para que se indique os exames corretos e assim, com base neles, se poderá ter os hormônios equilibrados para, então, se fazer toda a parte nutricional que permita responder melhor a tratamentos estéticos”.

Os vilões e os amigos da estética

Fernanda Diazer e o comunicador Beto Souza

Durante a entrevista, Fernanda Diazer comentou sobre alguns vilões da estética, especialmente se estiverem em excesso no organismo, entre os quais o sal, os condimentos (que são ricos em sal) e a cafeína.

Um alerta especial é sobre o uso do Ozempic, que só deve ocorrer sob prescrição médica, para os casos de obesidade e de diabetes. Sua utilização de modo indiscriminado pode levar a complicações no pâncreas, com consequentes prejuízos a toda a saúde.

Já os “amigos da estética” são bem conhecidos, por serem os mesmos que resultam em uma saúde melhor:

1 – Tomar água na quantidade ideal

2 – Ter uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de glúten (pães e massa), já que o carboidrato em excesso vira açúcar e este quebra o colágeno, o que afeta a estética, leva à tendência de envelhecer mais rápido

3 – Praticar exercícios físicos regularmente, a fim de queimar calorias e ter mais disposição para as atividades

4 – Usar protetor solar, especialmente neste período de intenso calor

A seguir, assista a íntegra da entrevista de Fernanda Diazer ao programa Amizade Aberta, que vai ao ar na rádio comunitária Cantareira FM às quintas-feiras, das 20h às 22h, com reprise aos sábados, das 22h às 23h55.