Artistas Artênio Fonseca e Lena Santos participam do ‘Comunidade em Foco’

A edição do programa ‘Comunidade em Foco’, de 17 de julho, apresentada por Adão Alves, foi marcada por uma conversa descontraída e ao som de canções e poemas com o cantor Artênio Fonseca e a poeta Lena Santos Máximo.

O casal se conheceu em um sarau e ao longo dos anos consolidou uma forte parceria também artística. Durante o programa, Artênio, com seu violão, cantou “Romântica”, uma letra composta por Lena:

“Sou gente, e gente nem sempre é coerente. Romântica eu sou com a vida, com as plantas suculentas, minhas preferidas, na realeza das abelhas e joaninhas, me complemento”.

Lena também declamou algumas de suas poesias, entre as quais as que destacam as muitas versões de uma mulher no seu dia a dia. Um destes poemas é “O Grito das Pérolas”:

“Toda pérola licenciada na concha, quando libertada, grita. Grita a beleza em pescoços altivos, grita na orelha dos ensurdecidos, grita na letra do samba que clama, grita no rebuliço, grita no dedo do descompromisso, grita ofuscando olhares cretinos. Grito, grito, grito!”

Artênio e Lena falaram ainda sobre a exposição “Guarda-chuvas”, que esteve em cartaz de abril a julho no espaço “Cama e Café”, na Praça da Sé. O nome da exposição remete ao fato da mãe de Lena, no passado, recolher guarda-chuvas usados para de seus tecidos fazer roupas para seus filhos.

Os dois artistas também comentaram sobre o coletivo Ecoartes, que faz um trabalho de reciclagem e educação ambiental, cujos detalhes podem ser vistos no Instagram: @arteniofonsecaoficial.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA LIVE DE 17 DE JULHO