A CASA DAS ROSAS COMPLETA 90 ANOS DE EXISTÊNCIA

A exposição aponta que o casarão resistiu ao tempo e se consolida como um dos maiores ícones arquitetônicos de São Paulo.
Reportagem: Caroline Rossetto
Um dos únicos sobreviventes e mais charmosos casarões da Avenida Paulista está completando 90 anos de existência. E para comemorar, esse equipamento, inaugurou dia 25 de janeiro, no aniversário de São Paulo, a exposição “Mirante da Paulista”.
A mostra revela que a casa, construída em 1935, possui elementos significativos, e que estruturalmente, foi concebido para ser um mirante voltado para enxergar a Avenida Paulista inteira. Esse é um fator a ser considerado, já que nessa época, não existiam arranhas-céus e o conceito de mirante era outro. As pessoas enxergavam como pontos de encontros sociais.
A exposição apresenta documentos originais e plantas arquitetônicas do projeto e apontam que o mirante da Casa das Rosas era também utilizado como depósito e também um local com vista para a rua, em época de festas e badalações da alta sociedade paulistana.
A jornalista Laisa Lottermann esteve na Casa das Rosas pela primeira vez e estava impactada:
“Eu estou achando incrível. Eu nunca tinha vindo até aqui. É absolutamente lindo. Eu acho que tem essa plantação toda em volta, tem as flores e plantas que traz todo um aconchego. Achei um luxo. Está sendo uma experiência legal. Eu gostei de vir conhecer”.
O bacharel em Direito, Lucas Castilho, também nos contou sobre o que achou do passeio:
“Eu achei maravilhoso esse espaço. É incrível pensar que nessa época, já tinha toda essa estrutura. Você entra aqui e acha coisas maravilhosas.É tudo muito grande. Eu realmente achei incrível.
O objetivo da exposição é também conectar o olhar do público para pontos turísticos importantes da cidade e que mesmo, em uma cidade em que a especulação imobiliária tem crescido exponencialmente, a Casa das Rosas já se tornou um marco na cidade e que o casarão construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo, tem a sua relevância história e cultural bastante consolidada.
A Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista, 37 – Bela Vista. A exposição é gratuita e vai até o dia 26/04/2026. Os horários de funcionamento são: terças-feiras aos domingos: das 10h00 às 17h30.

A Central de Notícias da Rádio Cantareira é uma iniciativa do Projeto “Grêmios”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.