SATED-SP: diálogo será a base da nova gestão
A posse da presidência teve a presença de profissionais da arte, políticos, representantes do MinC e da Secretaria Municipal de Cultura da capital paulista
Por: Romulo Bonfim
Artistas, profissionais técnicos das artes e políticos marcaram presença na posse da nova diretoria do SATED-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo). A nova gestão ficará à frente da instituição até 2029, com a missão de representar e fortalecer os direitos da categoria.
O evento aconteceu no complexo cultural Funarte, no bairro de Campos Elíseos, em 20 de janeiro, marcado por falas que exaltaram a manutenção da democracia e a relevância das artes nas vidas das pessoas. Segundo o ator, diretor teatral e dramaturgo Rudifran Pompeu, que assumiu a presidência do SATED-SP, a base da atual gestão será pautada no diálogo.
“Quando você ocupa um espaço como esse, o seu papel é do diálogo. Você tem que conversar com os poderes. O nosso papel é colocar o sindicato na mesa de debate. É discutir com o secretário, com o ministro e a ministra. Defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora da cultura. Têm sido anos muito difíceis para a cultura e, nesse momento histórico, eu acho que é importante que o artista também comemore a sua capacidade de se unir e se reorganizar”, declara Rudifran.
Em discurso, O Secretário Municipal de Cultura da capital paulista, Totó Parente, prometeu liberar ainda neste semestre todos os editais de fomento do município para incentivar cada vez mais a cultura na cidade. Além disso, o secretário demonstrou interesse em ouvir as necessidades da categoria.
“É uma visita institucional para dizer que o diálogo entre a Secretaria Municipal de Cultura e os artistas de São Paulo continuará a existir como estão existindo até agora”, comenta Totó.
A Central de Notícias da Rádio Cantareira é uma iniciativa do Projeto “Grêmios”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo
