Iniciativa do Governo Federal começa por São Paulo

“Governo na Rua” começa com a intenção de aproximar o poder Federal da comunidade.
Por: João Victor Montoza, Caroline Rossetto e Luiza Borgli
A comunidade do Morro da Lua, no Jardim Ingá, recebeu a primeira edição da iniciativa do poder Executivo Federal, chamada de “Governo na Rua”, com a proposta de ouvir as necessidades da comunidade.
Localizada na zona sul da capital, a comunidade do Morro da Lua carece de inúmeras necessidades básicas, como saneamento, segurança e vias de acesso. Ela foi a primeira a conseguir reivindicar seus direitos na agenda do último sábado (8). Sidnei de Souza, diretor da associação da comunidade Povo Pelo Povo, conta qual é o principal pedido da comunidade.
“Nosso documento, nossa garantia da comunidade. Estamos lutando com isso a anos, estamos lutando pelo usucapião que por direito nós já teríamos que ter essa documentação.”
Recém nomeado Ministro Geral da Presidência, Guilherme Boulos, esteve presente para assinar a portaria e conversar com as lideranças comunitárias e iniciar o novo projeto do Ministério.
“Ele é uma iniciativa que nos permite através do ministério da Secretaria Geral da Presidência, e para todos os estados do Brasil, ouvir as pessoas. Hoje nós fizemos aqui um exercício de escuta, falou entregador de aplicativo, falou trabalhador da escala 6X1, falou jovens da região colocando suas demandas da juventude, falou aqui movimentos sociais de luta por moradia, falou a cultura periférica. São várias pautas, que são fortes e organizadas e que tem demandas no Brasil. E não vamos apenas ouvi-las como fizemos hoje, como nós vamos chamar essas pessoas para construir políticas públicas para essas áreas.”
A ação contou com a presença da Central de Movimentos Populares, movimentos como o MTST, e de representantes dos entregadores e das batalhas de rima de rua das comunidades. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (10) e busca também ser um canal de informação sobre as políticas públicas do governo para a comunidade.

A Central de Notícias da Rádio Cantareira para a vida é uma iniciativa do Projeto “1964-Lembrar para que não mais aconteça”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora