‘Meu Caro Amigo’ detalha ‘O Zoológico de Vidro’, do coletivo ‘Teatro da Praça’
Um texto quase centenário, escrito pelo dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (1911-1983) na década de 1930, que já foi adaptado para o cinema e encenado nos palcos ao longo das décadas, será em breve apresentado pelo coletivo ‘Teatro na Praça’, do Mandaqui, na zona Norte de São Paulo.
“O Zoológico de Vidro” estará em cartaz no ‘Teatro da Praça’ em dezembro, fazendo com que o público adentre no pequeno apartamento da família Wingfield, compartilhando das lembranças de Amanda, a mãe; dos sonhos e da inquietude de Tom, o filho; e da fragilidade e delicadeza de Laura, que busca refúgio em pequenas figuras de vidro.
“A peça conta a história de uma mãe que precisa, sozinha, sustentar os dois filhos, porque o marido a deixou quando as crianças eram pequenas. Essa mãe, Amanda, vive das memórias; o Tom, o filho, vive da perspectiva futura de aventura, mas tem de trabalhar para ajudar a mãe a sustentar a casa. Já a filha, Laura, vive em mundo recluso, fechado, sensível, nestes pequenos ornamentos de vidro que dão nome à peça, O Zoológico de Vidro”, detalhou Luciana Saul, diretora da peça e do coletivo ‘Teatro da Praça’, em entrevista na edição de 7 de setembro do programa ‘Meu Caro Amigo’, apresentado por Gilberto Cruz, na rádio comunitária Cantareira FM.

Além de Luciana, participou da entrevista on-line o ator Matheus Holesgrove, que na peça interpreta dois personagens: Tom, o filho, e Jim, o cavalheiro de visitas, que, assim como a personagem Amanda, refugia-se em glórias passadas. Amanda, aliás – ora interpretada pela atriz Manuela Paiva, ora por Sophia Lima – busca encontrar uma bom casamento para Laura, vivenciada pela atriz Ana Clara Bencic.
“É sempre atual falar de relações familiares, conflitos de gerações, temas importantes a serem discutidos com adolescentes, com os pais, e que envolvem a todos nós”, comentou Luciana. “A Laura, para absorver toda a tensão constante das brigas entre a mãe e o irmão mergulha neste mundo a parte, que é o Zoológico de Vidro”, complementou.
ANTES DO ESPETÁCULO, MUITO ESTUDO
A apresentação de ‘O Zoológico de Vidro’ será o fechamento do primeiro ano do curso profissionalizante de teatro do coletivo ‘Teatro da Praça”, idealizado por Luciana, que é formada na escola de arte dramática da USP e tem mestrado e doutorado na área.
Ela recorda que ao longo da história do coletivo, muitos foram os alunos que ano após ano se inscreviam para os cursos livres, e que muitos, com o tempo, acabavam por fazer carreira no teatro.
“Por isso, neste ano, começamos o curso profissionalizante, e alguns que faziam curso livre migraram para este curso, que tem uma carga horária muito maior, de 1.600 horas, e é credenciado pelo Sated [Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões], com disciplinas como história do teatro, interpretação, improvisação, dublagem, cenografia, iluminação”, detalhou Luciana.

O coletivo ‘Teatro da Praça’ também oferta uma gama de cursos de teatro para crianças, jovens e adultos em sua sede, além de manter os núcleos de pesquisa Arte Tangível e Filhos de Bach.
Luciana explicou que neste primeiro ano do curso, o foco foi no teatro realista, tendo como grande referência o ator, diretor e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), um dos pioneiros em sistematizar uma metodologia de ensino das artes cênicas. Também foram estudados Vsevolod Meyerhold (1874-1940), discípulo de Stanislavski, mas que foi para outra vertente para fora do realismo; o diretor polaco Jerzy Grotowski (1933-1999); e o diretor italiano Eugênio Barba (nascido em 1936).
E como o coletivo ‘Teatro da Praça’ também tem raízes na educação, “trazemos como referencial na pedagogia Paulo Freire, que trabalha com a proposta que o material seja significativo para os educandos, que o processo de criação seja sempre participativo, partindo da experiência de cada um para que possamos construir conhecimento juntos”, ressaltou a diretora.
Mateus comentou que no Brasil o teatro ainda é muito desvalorizado. “A sociedade ainda não entende muito bem o que fazem os profissionais do teatro, sobre quais são as diferenças entre a técnica teatral e um simples talento para interpretar. Os grande atores tem técnica, método de como fazer”, enfatizou.

ONDE E COMO ASSISTIR
A peça “O Zoológico de Vidro” será apresentada de 16 a 21 de dezembro no Teatro da Praça (Rua Professor Custódio de Farias, 20, Mandaqui), sempre às 19h.
“Estamos preparando o espetáculo de uma maneira muito cuidadosa, delicada, muito emocionante. Vale a pena assistir!”, assegura Luciana Saul, comentando, ainda que em 2026 a peça estará em cartaz em outros locais.
Para informações sobre cursos do ‘Teatro da Praça’ e mais detalhes sobre ‘O Zoológico de Vidro’, acesse o Instagram @teatrodapraca ou ligue para (11) 98964-8932
Abaixo, assista a íntegra da entrevista na edição de 7 de setembro do programa ‘Meu Caro Amigo’.
