Roqueiros Kethelin Cocchi e D.Carvalho são entrevistados no ‘Ambiente por Inteiro’

Atentos às causas sociais e ambientais, os roqueiros Kethelin Cocchi e D.Carvalho foram os entrevistados da edição de 9 de julho do programa ‘Ambiente por Inteiro’, apresentado por Paulo Jofre na rádio Cantareira FM.

Kethelin, de longa trajetória na banda “Chaves da Luz”, atualmente está em carreira solo, compondo e cantando no universo “rock new age”, com músicas sobre o planeta, amor, espiritualidade e temas sociais.

D.Carvalho, também em carreira solo, inspira-se nas questões do dia a dia para canções que convidam a reflexões existenciais e sociais. Ele começou na música nos anos 1990 em uma banda, e hoje já tem oito músicas gravadas de sua autoria. Também é brigadista ambiental na Serra da Cantareira, e costuma plantar árvores para tentar reverter a degradação do meio ambiente.

Kethelin mantém há mais de 20 anos um instituto musical. Uma de suas marcas são as canções que remetem a questões espiritualizadas. Na música “Segredos do Amor”, por exemplo, composta por sua mãe, fala das mudanças da vida, da passagem por momentos difíceis e remete à reencarnação.

D.Carvalho também tem músicas sentimentais. Uma delas, chamada “São só perguntas”, foi composta pelo irmão, e só foi transformada em canção tempos depois deste ter falecido em um acidente de moto. Já outras músicas de sua autoria questionam a valorização excessiva do ter e não do ser, e convidam a olhar para as realidades centrais da humanidade, como a questão das guerras. “Guerra é busca dinheiro, quem a realiza nunca busca a paz”.

O roqueiro também fez críticas ao modo como as plataformas digitais monetizam as canções dos artistas independentes: “Não coloquei e não vou colocar minhas músicas no Spotify, porque acho que eles estão explorando os artistas. Até temos campanhas com outras bandas do autoral falando sobre isso. Eles dominam os direitos autorais, não fazem nada que ajude os artistas”.

Kethelin disse que um ambiente tranquilo, com árvores e pássaros, é ideal para que possa compor. Atualmente, ela também tem feito músicas com base em animes (animações de origem japonesa), e as composições alcançam milhares de visualizações na internet, tendo, inclusive, já feito uma canção alusiva ao personagem “O Folha – Super-Herói”, o maior gibi do mundo, criado por Paulo Jofre para proporcionar a conscientização ambiental especialmente de crianças e adolescentes.

No encerramento do programa, Jofre lembrou que a música pode também ser uma forma de ativismo, quando denúncia realidades diversas, com a crescente degradação ambiental em todo o planeta.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA LIVE