O Legado de Anne Frank: Memorial do Holocausto em SP Inaugura Anexo Secreto

O Memorial do Holocausto em São Paulo inaugura em 2026 uma extensão interativa com o Anexo Secreto de Anne Frank, oferecendo uma experiência imersiva e gratuita para visitantes.

Por Laina Moraes

O memorial do holocausto em São Paulo, vai estrear em 2026 o espaço Anne Frank com o anexo secreto, que será apresentado detalhes do anexo em que Anne Frank, sua família e outros 4 sobreviventes ficaram escondidos por dois anos durante o holocausto, até serem presos em 1944.

Durante o anúncio da extensão do museu, estava presente o filho de sobreviventes do Holocausto, o Rabino David Weitman, em conversa com a Central de Notícias das rádios comunitárias, ele comentou sobre a importância de uma exposição com este tema nos dias de hoje para a sociedade: “ensina-se como que a pessoa tem que ter tolerância, diversidade, respeitar cada um. quem passa pelo memorial do holocausto e vê os atrocidades, as crueldades que fizeram os nazistas para ser um bom cidadão. nunca mais será uma pessoa xenófoba, antissemita, racista, para ser um bom cidadão.”

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, também estava presente durante o anúncio e comentou sobre o significado do espaço para a capital paulista: “é uma forma também de você colocar a cultura em uma cultura que traz uma realidade de fatos para que as pessoas entendam a gravidade do que aconteceu”

A exposição contará com 900 metros quadrados, e inteirações multissesoriais., com projeções, holografias e recursos tecnológicos que permitirão ao público vivenciar o cotidiano dos moradores do anexo secreto, aproximando a história de anne frank das novas gerações.

O Memorial do Holocausto que está Localizado na primeira sinagoga do Estado de São Paulo, remonta o trágico episódio que vitimou 6 milhões de judeus na Europa — sendo 1,5 milhão de bebês e crianças —, além de ciganos, negros, pessoas LGBTQIA+, testemunhas de Jeová, pessoas com deficiência e todos aqueles que tiveram empatia e tentaram proteger estes grupos durante a Segunda Guerra Mundial. O anexo fará parte deste conjunto de exposições, a entrada do novo espaço, estará aberto para excursões educacionais e para o público geral , da mesma maneira que o memorial o ingresso será gratuito, basta agendar sua visita e comparecer no horário planejado.

A Central de Notícias da Rádio Cantareira para a vida é uma iniciativa do Projeto “1964-Lembrar para que não mais aconteça”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora