Governo lança programa para facilitar crédito consignado a trabalhadores
O governo federal lançou, no último dia 21 de março, o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho. O objetivo é facilitar e reduzir os juros do empréstimo consignado para mais de 47 milhões de trabalhadores do setor privado com carteira assinada.
Com a nova iniciativa, os empregados podem comparar ofertas de crédito de diferentes bancos e instituições financeiras de maneira mais rápida e prática. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, explicou como funciona a aquisição do empréstimo destinado aos trabalhadores.
“O trabalhador informa o valor do empréstimo desejado e autoriza o compartilhamento de seu perfil com os bancos. Em até 24 horas, as instituições apresentam suas taxas, permitindo que ele escolha a mais vantajosa. Isso gera uma disputa entre os bancos para oferecer as melhores condições”, explicou Marinho.
Criado por meio de uma medida provisória no dia 12 de março, o programa inclui empregados da iniciativa privada, trabalhadores domésticos, rurais e aqueles contratados por microempreendedores individuais (MEIs).
Além disso, mais de 80 bancos e instituições financeiras poderão acessar, via eSocial, o perfil dos trabalhadores interessados no crédito. Esse mecanismo aumenta a concorrência entre as instituições, garantindo melhores condições e taxas de juros mais baixas para os trabalhadores. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que o volume de crédito consignado privado poderá triplicar ainda este ano, passando de R$ 39,7 bilhões em 2024 para mais de R$ 120 bilhões.
A Central de Notícias da Rádio Cantareira para a vida é uma iniciativa do Projeto “1964-Lembrar para que não mais aconteça”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora