Rádio Cantareira Uncategorized Baixo movimento do comércio local preocupa lojistas com a chegada do fim de ano

Baixo movimento do comércio local preocupa lojistas com a chegada do fim de ano

Apesar da projeção de crescimento das vendas, comerciantes e lojistas tentam manter a boa expectativa para o período.


Por Gabriel Nassif


A chegada das festas de fim de ano traz grande expectativa para o comércio. Ao longo do ano de 2024, a economia apontou sinais de recuperação, o que motivou os lojistas e consumidores a se movimentam para o período do ano que é tradicionalmente o mais lucrativo.


Em São Paulo, o comércio aposta em campanhas de desconto, parcelamentos facilitados e reforço no atendimento para atrair os consumidores que buscam presentes e itens para as comemorações.
Segundo dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a projeção é de um crescimento de 8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento é atribuído a fatores como a maior oferta de crédito, a queda na inflação e o crescimento da confiança do consumidor.

Edvânia Nascimento, supervisora e comerciante da região do Cachoeirinha, zona norte de São Paulo, comenta que as esperanças estão baixas. Segundo ela, no ano passado, o movimento na loja já começava a crescer.
“A expectativa é sempre aumentar mais, sempre um ano ser melhor do que o outro, mas agora começou novembro e olha aí, loja parada” desabafou a comerciante. “Ano passado meu Deus, já estava uma aglomeração, mas agora nada” concluiu.


Edvânia conta que fez uma pesquisa de preço e produtos em outras lojas e percebeu que o movimento na região permanece baixo. “A gente foi aí dar uma pesquisada e conversar com algumas pessoas que sempre falam que esse ano o movimento esta bem fraco” afirmou.


“A gente fica sempre assim mais sentindo que não esta tendo movimento na loja. Apesar das expectativas altas as esperanças estão baixas” finalizou a comerciante.

Nesse cenário, economistas destacam que, apesar do otimismo, o consumidor ainda busca por alternativas de pagamento mais flexíveis, como compras parceladas e o uso de plataformas de cashback, que devolvem uma porcentagem do valor.


Como alternativa para apoiar o setor de vendas, a ACSP lançou uma campanha de capacitação e consultoria para comerciantes de menor porte, que visa ampliar o alcance dos pequenos negócios nas vendas de fim de ano.

“Nossa missão é fortalecer o comércio local e oferecer orientações práticas sobre como maximizar o lucro, gerenciar o estoque e melhorar o atendimento ao cliente”, afirmou Silvana Barbosa, diretora da associação.


A expectativa é que as festas de fim de ano representem um alívio para o comércio e uma oportunidade para consumidores e lojistas celebrarem em meio a uma retomada gradual. O impacto das vendas de dezembro deve ser um termômetro importante para as projeções econômicas do próximo ano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *